Possibilita uma prática docente mais flexível e adequada ao contexto escolar , oferecendo vasto material de conteúdo e atividades. Apresenta variedade de análises historiográficas, sobre os temas abordados nos capítulos,entremeadas por diferentes documentos e representações (atuais ou históricos) referentes ao período analisado. Traz narrativas históricas que fornecem informações básicas sobre o conteúdo do capítulo de forma bastante objetiva.Além dos textos do autor sobre os temas estudados, contêm questões interpretativas que relacionam as imagens e o texto apresentados. Aborda a História como o resultado das relações sociais que as pessoas, integrantes das classes sociais e instituições,estabelecem entre si, utilizando como eixo narrativo a história da constituição dos Estados centralizados, num viés político-institucional. Reflete sobre acontecimentos relacionados à economia, à cultura, aos movimentos sociais e ao cotidiano. Traz boxes com o resumo dos acontecimentos estudados no capítulo. Trabalha a história da África,da cultura afro-brasileira e a história das nações indígenas. Atlas histórico com mapas que complementam os capítulos com informações cartográficas, ajudando o aluno a compreender a construção histórica do espaço geográfico. Seção com indicação de trechos de filmes (e também de vídeos) relacionados ao tema do capítulo,com questões específicas sobre esses trechos. Discussões das relações entre objetos e relações sociais. Além do estudo de técnicas da produção de objetos, a cultura material também se refere à tecnologia e às formas como uma sociedade consegue comunicar e aperfeiçoar essas técnicas.