Nesse livro, a autora afirma a educação como um nó de significações tecidas no corpo e toma como referência para demonstração desse argumento os espetáculos Folguedos, Guarnicê e Flor do Lírio que revelam a educação tecida no corpo. O estudo é fruto de uma tese de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em que o mundo vivido pela autora no Grupo Parafolclórico da mesma Universidade alavancam ainda mais as discussões apresentadas. “Dançando, descrevendo e interpretando danças da cultura brasileira Rosie Marie nos oferece possibilidades de compreender a educação como aprendizagem da cultura e da sensibilidade, tendo na filosofia do corpo de Merleau-Ponty sua inspiração principal ou primeira. A fenomenologia, como atitude filosófica, permitiu a autora refletir sobre a experiência vivida no Grupo Parafolclórico da UFRN a partir dos espetáculos Folguedos, Guarnicê e Flor do Lírio e das entrevistas com os artistas, criadores e bailarinos, tecendo horizontes de compreensão sobre os aspectos simbólicos, estéticos e educativos da dança e dos espetáculos mencionados.” Petrucia Nóbrega