Este é um livro voltado para todos aqueles que se interessam pela interpretação de Música Antiga. Ele identifica algumas mudanças na prática vocal do canto italiano dos séculos XVII a XIX, através da análise comparativa dos tratados de canto de PíerTosi - Opinione de' cantori antichi e moderni, o sieno osservazione sopra il canto figurato, escrito em 1723; de Giambattista Mancini - Pensieri e riflessioni pratiche sopra il canto figurato, escrito em 1774; e de Manuel P. R. Garcia; Traité complet sur l'art du chant, escrito em 1847. A partir desta análise comparativa, foram reunidos vários elementos que pudessem ajudar o leitor a enriquecer sua prática interpretativa do repertório vocal contemporâneo a esses autores. Devido à carência de traduções para o Português dos tratados citados, este livro conta com traduções próprias de vários trechos mais esclarecedores. Algo relevante, já que a leitura desses tratados nas edições originais pode ser bastante difícil - alguns estão em italiano, inglês ou francês antigos e sua interpretação precisa levar em conta o contexto histórico-musical em que foram escritos. Como não poderia deixar de ser, o livro conta com vários exemplos musicais ilustrativos que tentam levar o leitor ainda mais perto da estética vocal dos três autores analisados.