A publicação deste livro é produto de um imaginário em rede cultivado pelos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social GEPEIS/UFSM, que investigam a consciência coletiva ou mentalidade dos problemas da educação, especialmente, nos processos formativos dos professores. Sob o prisma do imaginário, temos aqui mostras de investigações realizadas junto a docentes de distintos espaços e níveis de ensino. Como se fosse a pesquisa dentro da pesquisa, o pesquisador como pesquisado, fomos colecionando relatos de vida, trajetórias de formação dos integrantes do grupo, paralelamente às suas investigações. Por isso, pensamos esta compilação como o espaço a uma parte das histórias das investigações desenvolvidas. O imaginário em rede assim se constitui no GEPEIS: desdobra-se em variados espaços institucionais, teias de relações, produções e afetos que vão sendo engendrados. Nesta coletânea, temos professores de diferentes áreas de formação, que encontram no imaginário uma leitura do simbólico, sobretudo um território de estudos e experiências formativas transdisciplinares.