Na atualidade, a Indisciplina Escolar é apontada como um dos fatores que mais interfere na relação pedagógica das diversas matérias. No cotidiano escolar, torna-se corriqueira a reclamação de insatisfação dos docentes pela inquietude dos alunos, ocasionada e demonstrada pela indisciplina que, segundo os professores, prejudica, além do desenvolvimento das atividades escolares previamente planejadas, todo o processo ensino-aprendizagem que a escola busca desenvolver.Cientes desta constatação e da complexidade da indisciplina escolar, os textos desenvolvidos neste livro não apresentam soluções para todas as situações que envolvem tal fenômeno, mas sim discussões que podem transitar entre os diversos segmentos escolares (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior), dialogando com os envolvidos no processo educacional (professores, alunos, família etc.), e mostram ainda novas possibilidades de pensar a indisciplina escolar. O objetivo desta publicação, que é composta por textos de 11 pesquisadores em Educação, é ampliar o debate sobre esse antigo problema, que sempre permeou o ambiente educacional, apresentando novas discussões que foram redigidas sob diferentes olhares, mas com um mesmo objetivo: discutir a indisciplina escolar.