Artemis é o único herdeiro do clã Fowl, uma lendária família de personagens do submundo, célebres na arte da trapaça. Após o desaparecimento misterioso de seu pai, o garoto articula um plano para recuperar a fortuna de sua família. Sua ideia poderia derrubar civilizações e mergulhar o planeta numa guerra entre espécies. Sua jornada começa em Ho Chi Minh, a calorenta cidade do Vietnã, em pleno século XXI. Lá, aliando tecnologia de ponta a seus dons criminosos, ele chantageia uma fada decadente para roubar seu Livro, objeto que permitirá desvendar os segredos do Povo das Fadas e descobrir onde guardam uma enorme reserva de ouro. O único problema é que o Livro está em gnomês o idioma das fadas, um alfabeto ancestral, jamais decifrado por um humano. De volta à sua segura mansão na Irlanda, ele trabalha freneticamente, com a ajuda de seu superpotente computador, até conseguir desvendar o código e traduzir o texto. Mas esse é só o começo de uma aventura maior. [...]