Este é um livro que, sem dúvida, marcará a discussão sobre a educação infantil no Brasil. Esta obra trata de uma experiência real, inovadora, criativa e profundamente compro-metida com a educação da infância, sobretudo a das classes populares, sem prescindir, no entanto, de um esforço de teorização que alia a compreensão da infância em seus múltiplos determinantes e a educação como prática social, que pode e deve ser emancipatória para todos aqueles que com ela estão envolvidos: crianças, mães, comunidade, educadores e pesquisadores. O Programa EduCriança é, segundo Miguel Arroyo, "um projeto que ultrapassou suas fronteiras - educar a infância. Um projeto que nos reeducou, instigou, indagou. Mexeu com a cidade, a política, os sindicatos, até a academia. Alargou os limites da própria pedagogia e das políticas socioeducativas. Um projeto pedagógico, assumido pelo governo municipal [de Guarulhos] e pela Secretaria da Educação como seu legítimo lugar. Assumido pelos profissionais da educação como seu dever de ofício: cuidar - educar - proteger a infância". O Programa nasceu para atender crianças e mães alijadas das condições mínimas para uma vida humanamente digna. Não se trata, porém, de ação paliativa, mas de uma alternativa educacional que se constitui numa nova modalidade de educação infantil, que se estende para além da criança e da instituição creche, ampliando-se para a mãe e a comunidade, estabelecendo novas redes de interação e novas formas de relacionamento. Diz Miguel Arroyo: "No projeto EduCriança se assumem com a mesma radicalidade os direitos da infância e os direitos da mulher-mãe. Essa articulação no trato de direitos tão imbricados faz do EduCriança um projeto tão inovador, tão radical e tão chocante como política pública educativa: educar-cuidar da infância exige cuidar-educar as mães, como educadoras-protetoras das crianças. Garantir o direito à formação das próprias mulheres-mães". Neste livro são abordadas as muitas dimensões do Programa: educação da criança, da formação das mães e dos educadores às condições materiais, concepções teóricas e princípios pedagógicos envolvidos. Assim, sua leitura é um convite para o leitor conhecer melhor este Programa e entrar no diálogo com o coletivo que produziu uma experiência que certamente marcará a todos que com que ela estiveram e estão envolvidos.