Este livro contém uma proposta bastante ousada, estruturada com vistas à proteção do fiel-consumidor das garras do mercado de consumo religioso. Nele, o autor apresenta uma inédita discussão a respeito da sociedade de consumo e da religião sob o enfoque do Direito do Consumidor. O fio condutor do texto segue no sentido de que o fiel-consumidor, em um mercado religioso extremamente competitivo, encontra-se em condição de vulnerabilidade diante das organizações religiosas. A partir de tais premissas, com profundo rigor científico, o autor demonstra a existência de relação de consumo entre os participantes do campo religioso brasileiro. Com a responsabilidade de se tornar obra de referência, este livro foi elaborado com o objetivo de comprovar que o instrumento legislativo adequado para a defesa dos consumidores de bens simbólicos de religião é o Código de Defesa do Consumidor. Eis, portanto, os elementos essenciais da presente obra. Livro-texto para as disciplinas Direito do Consumidor, Filosofia do Direito, Filosofia Geral, Sociologia e Ética para os cursos de graduação e pós-graduação. Leitura complementar para as disciplinas Introdução ao Estudo do Direito, Introdução à Ciência do Direito e Histórica do Direito nos cursos de graduação em Direito. Além do mais, dado o seu enfoque multidisciplinar, o livro destina-se também ao público leitor em geral.