Neste livro o leitor encontrará um universo de leitura que contempla ações do estágio em cursos de licenciaturas; experiências do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/UFMS/CNPq; questões que envolvem o papel da pesquisa na formação do estudante do Ensino Superior; tecnologias digitais na educação; ensino de História; o acesso à leitura em meios populares; percepção de professores sobre o Programa Bolsa Família; ampliação do Ensino Fundamental; processos de formação de professores; construção da identidade docente; dilemas do início da carreira e trabalhos de pesquisa colaborativa envolvendo parcerias com a escola. Nós, organizadores, temos o prazer de lançar um projeto coletivo, que a partir da colaboração entre professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS Campus de Naviraí, Campo Grande, Três Lagoas e Paranaíba, como também da Universidade Federal Fluminense UFF ultrapassamos fronteiras temporais/espaciais, na perspectiva de contribuir com a produção do conhecimento científico e de possibilitar novas experiências de compartilhamento dos saberes e fazeres da educação. Acreditamos que o movimento de escrita reflexiva presente no contexto do ensino, pesquisa e da extensão universitária pode contribuir para a ampliação do processo educacional e de formação no que diz respeito ao papel desses componentes na constituição de um profissional crítico-reflexivo.