A obra A Igreja de São Paulo: presença católica na história da cidade colhe contribuições de especialistas das mais diversas áreas, que nos permitem rever o passado, diagnosticar o presente e projetar o futuro da atuação da Igreja na cidade. Este livro nasceu da solicitação e do apoio da Arquidiocese de São Paulo à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que, por meio de seu Departamento de Teologia e Ciências da Religião, garantiu a organização acadêmica dos estudos ora apresentados.

As contribuições foram objeto de um seminário e se dispõem em torno de focos temáticos. Na primeira parte, estuda-se a organização eclesiástica desde os aspectos marcantes da presença da Igreja nos primórdios da cidade, com uma análise dos diversos sujeitos intervenientes e das práticas pastorais, tais como se estende por todo o tempo do Brasil colônia. Analisam-se, em seguida, a composição do clero, dos religiosos e do laicato, nas diversas formas de sua organização, até os dias de hoje.

Na segunda parte, estudam-se as diversas atividades da Igreja nos mais variados campos desde a ação cultural, até a Igreja como espaço privilegiado para a prática da fé. Destaca-se sua ação educacional, tanto na esfera popular como da educação superior, sua ação política, como poder espiritual, a atuação das associações operárias, da Ação Católica e mesmo do Partido Democrata Cristão. Sublinha-se, enfim, a atuação social da Igreja, quer na esfera das obras assistenciais, quer à luz de uma nova compreensão de sua atuação social e por meio das pastorais.

A obra, assim como foi introduzida por um texto sintético dos organizadores, termina por um texto de caráter quase profético dos mesmos organizadores: discernir o passado e projetar o futuro. Pela riqueza de dados e variedade das apreciações é um livro que se impõe a todas as bibliotecas.