Os efeitos culturais e tecnológicos da Revolução Industrial possibilitaram o surgimento do design e daquilo que se convencionou chamar de arquitetura moderna. Tais formas de expressão são também frutos da guerra e das transformações sociais da chamada “era dos extremos”. A partir de conceitos desenvolvidos por Charles Pierce, Pignatari analisa edifícios modernos e objetos para discutir de que modo eles estabelecem novas relações do homem com o espaço em que habita. Sumário Introdução Primeira Parte: Cadeira Escada Labirinto 1. A Cedeira Rietveld, 19182. Hegel: A Escada-de-Jacó Artística3. Al som de l’escalina4. Patamar para Vico5. O Todo-Poderoso Conceito6. Ciência e Tecnologia: a Ciência Invade a Arte7. A Revolução Permanente dos Fâmulos Icônicos8. Mondrian e o De Stijl9. Dancing City: Onde se Descobre que o Fio Tesaico se Entretecia na Trama do Próprio Labirinto10. SignagemSengunda Parte: Leituras Cadeira RietveldPrancha IVDesign e Projeto (prancha V)A Mensagem Arquitetônica (prancha VI)Caligramas de Niemeyer (prancha VII)Arco do Triunfo (prancha VIII)a) A Luz como Signo (prancha IX)b) Gênese de um SímboloO Sintagma Invisivel (prancha X)Semiótica do Poder (prancha XI)Bibliografia