Esta obra é publicada em contexto historicamente emblemático, mas também paradoxal, para os professores. Emblemático devido ao destaque ideológico que tem sido atribuído a estes profissionais, pela literatura educacional, não só brasileira, como pelo discurso das políticas educacionais, que juntos geram um movimento paradoxal em função do processo de reconversão e desvalorização docente em que esses se encontram submersos. O grupo de pesquisadores que escreve esse livro discute, numa perspectiva crítica e emancipadora, os vários condicionantes envolvidos na temática -- professores. Buscam colocar em evidência pontos importantes que traduzem os embates travados com os discursos presentes nas diretrizes políticas da formação, profissionalização e trabalho docente e as mudanças que esses profissionais pretendem construir. Assumem assim sua maior relevância que se traduz em uma série de reflexões, práticas e diálogos que arquitetem o caminho da transformação. O livro é fruto do trabalho cooperativo entre pesquisadores do Brasil, da Argentina e da Espanha. Em seu conjunto, procura expressar diferentes e instigantes olhares, que defendem a qualidade da educação no sentido social, fundada num posicionamento crítico, ético, sensível e emancipador. Esperamos que essa obra possa subsidiar reflexões sobre a historicidade da função social dos professores, sua formação, profissionalização e trabalho.