O objetivo deste livro é o de reunir, em um único volume, os principais tópicos do direito comercial, de forma a possibilitar uma visão geral dos diversos ramos em que divide essa disciplina: parte geral, sociedades comerciais, títulos de crédito, direito falimentar e contratos mercantis. A preocupação fundamental de seu autor foi a de apresentar os pontos essenciais de cada tema abordado, evitando as discussões meramente acadêmicas e apontando as implicações concretas dos conceitos e institutos do direito comercial. Escrita em linguagem acessível e sintética, a obra nada perde em conteúdo. Ao contrário, são formuladas posições claras e fundamentadas acerca dos pontos abordados. Em certo sentido, este livro inova o tratamento de matéria jurídica. Nele, não encontrará o leitor a transcrição de dispositivos legais, nem de passagens de obras alheias ou de jugados. O enfoque metodologicamente moderno com que foi concebido permite uma leitura ágil, possibilitando o contato objetivo, preciso e concentrado com o essencial dos temas afetos ao regime jurídico da empresa. Este manual teve completa receptividade no meio acadêmico e universitário, por atender plenamente às exigências dos professores de direito comercial e às necessidades de seus alunos. Tem sido, por outro lado, desde seu lançamento em 1988, o principal instrumento de estudo dos que se preparam para concursos públicos, em especial para as carreiras da Magistratura e do Ministério Público. Recebeu, também, grande acolhida no meio forense, cumprindo o objetivo que seu autor tinha em mente ao escrevê-lo, ou seja, o de servir de guia para os profissionais nesse fascinante ramo jurídico. Os méritos apresentados por este trabalho, além do cuidado com que foi e tem sido atualizado e aprimorado a cada edição, fizeram dele uma conhecida e reconhecida obra didática e profissional, verdadeiramente útil para quem dela se utiliza.