A sociologia da leitura é um importante campo de reflexão sobre esta prática social e experimentou grande desenvolvimento nos últimos quarenta anos, especialmente na França. Entretanto, ela ainda é pouco estudada no Brasil. A publicação deste trabalho procura lançar bases para que a discussão sobre a prática da leitura ganhe cada vez mais corpo também em nosso país. A presente obra oferece uma perspectiva panorâmica do tema, mais descritiva do que teórica, insistindo no fato de que a palavra escrita continua ocupando lugar central na sociedade contemporânea – que, por sua vez, se caracteriza, entretanto, pela onipresença da imagem e pelo mundo virtual. Sumário Introdução I. A Leitura e seu Suporte Nascimento do escritoEvolução das técnicas de fabricação do livroEvolução e especialização dos ofícios do livroA Industrialização do livroII. A Leitura e as Instituições O nascimento do leitor: papel da igreja e do estadoA emancipação do leitorO enquadramento do leitorA censuraAs políticas do livro e da leituraIII. Ler, um Aprendizado Escolar Determinante Aprender a decifrarAquisição da capacidade de ler no século XXFazer da criança um leitorA instituição escolar e o gosto de lerIV. Uma Prática Cultural Diferenciada As pesquisas sobre a leitura e os leitoresA leitura de livrosDiversidade dos objetos de leituraDiferenciação dos leitores segundo o sexo, o cabedal cultural familiar e escolarDiferenciação dos conteúdos e dos usos da leituraOs itinerários de leituraV. As Modalidades da Leitura Leitura e sociabilidadeLeitura e televisãoLeitura e “civilização dos costumes”Os lugares públicos de leituraModos de apropriação da leituraConclusão Bibliografia