"Este livro é composto de um conjunto de trabalhos de pesquisadores que pretendem compreender a revolução científica no interior da revolução social dos primeiros anos da constituição do poder do proletariado na URSS. Os autores desta coletânea focam sua atenção especialmente para a psicologia e a pedagogia soviética, já que as elaborações científico-políticas dessas áreas, como a psicologia histórico-cultural, o desenvolvimento da criança e o papel da educação escolar, a escola do trabalho etc., se propagam até a atualidade como a herança de um momento em que as condições históricas permitiram que o proletariado pudesse produzi-las. Diante dessa herança, e em contradição com ela, o livro também se dedica a alguns aspectos da educação na atualidade como a educação na sociedade capitalista e os princípios (neo)pragmáticos no campo da formação docente que tencionam boa parte da classe trabalhadora, professores e estudantes, para apenas reproduzir a ideologia da acumulação capitalista como base da formação para a nossa classe. Com o intento de contribuir com a formação e atuação de professores e psicólogos, o livro soma-se aos estudos que buscam recuperar uma perspectiva marxista da educação e da psicologia, na defesa incessante da formação dos indivíduos, tendo como horizonte a emancipação humana.