Encontram-se neste livro onze artigos de autoria de dezessete pesquisadores que analisam o processo de expansão da educação superior e o caráter da produção do conhecimento no Brasil e em países da América Latina e da Europa, considerando suas interfaces com as demandas do setor produtivo através do exame das orientações político-econômicas, dos indicadores acadêmico-científicos e das tendências em curso no âmbito financeiro, da gestão e da avaliação da pesquisa e da pós-graduação, procurando compreender possíveis mudanças no habitus e no modus operandi dos respectivos campos científico-universitários. Os capítulos foram ordenados a partir de três eixos, abarcando a compreensão das mudanças que vem alterando a natureza da ciência e da educação superior em tempos de internacionalização e de agendas globais de governança; a análise das políticas de ciência, tecnologia e inovação, bem como de indicadores acadêmicos da pós-graduação e das universidades federais, no Brasil, a partir dos anos 1990; o exame da universidade, dos processos de investigação e de redes de pesquisa em políticas educativas para os casos da Argentina e do México.