Nos últimos anos o tema Gestão do Conhecimento (GC) emergiu como um dos temas mais importantes na literatura sobre gestão empresarial. Neste livro os autores buscaram traduzir em linguagem simples o que é a gestão do conhecimento, com um diferencial: analisar a GC especialmente em relação às pequenas e médias empresas, tema ainda pouco explorado anteriormente. Sem descuidar da precisão acadêmica, os autores destrincham o tema com maestria e mostram sua aplicabilidade e seus resultados práticos.Neste livro são apresentados casos de empresas de vários setores econômicos: serviços financeiros, serviços de informática, gráfico, eletro-eletrônico, autopeças, equipamentos médico-hospitalares, joalherias, serviços de RH, processamento de carne, maricultura, mecânico, ONGs, criação de peixes etc.A organização deste livro enfatizou o lado prático. Espera-se que o leitor principalmente proprietários e/ou gerentes de PMEs se sintam, após a leitura, bastante motivados para implementar técnicas de GC em suas empresas, bem como, com entusiasmo para prosseguir na busca de maior domínio do tema. Os casos se dividem, basicamente, em quatro grandes grupos.Estes grupos foram formados a partir dos pontos mais fortes e prevalentes dos casos analisados.Neste sentido, a gestão do conhecimento pode ser associada a quatro grandes temas gerenciais: Revisão Profunda do Modelo de Gestão, Implementação de Processos Sistemáticos de Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual, Integração e Aprendizado Inter-Organizacional, Soluções de Informática para Gestão do Conhecimento.