Seu plano de saúde aumentou de preço acima da inflação? O reajuste por faixa etária foi abusivo? Faltou reembolso no caso de um atendimento de emergência fora da área de cobertura? O simples atraso no pagamento da mensalidade impediu a realização de um exame importante? Causas como essas fazem dos planos de saúde os campeões de reclamações do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), com cerca de 10 mil registros de queixas por ano. Os usuários, que precisam dos serviços quase sempre em situações delicadas e de fragilidade, se sentem inseguros e confusos diante de um setor com regulamentos complexos. E o resultado muitas vezes são disputas intermináveis nos tribunais. Pensando nesse problema, a Editora Globo acaba de lançar o Novo Guia de Planos de Saúde. A edição, agora ampliada e atualizada, orienta todos os consumidores que utilizam esse tipo de serviço ou que pretendem escolher a melhor opção para aderir. Ela é o resultado de uma parceria entre a Editora e o próprio Idec. O Instituto é uma ONG sem fins lucrativos que defende os direitos dos consumidores há 20 anos e tem cerca de 30 mil associados. Escrito por Andrea Lazzarini Salazar e Karina Grou, o Guia faz parte da Série Cidadania e traz em linguagem acessível todas as informações necessárias para o relacionamento entre os clientes e as operadoras. O leitor vai poder tirar dúvidas sobre os regulamentos dos planos antigos, anteriores a 1998, e dos mais novos. As várias legislações, sujeitas a muitas alterações ao longo do tempo, ficam claras e organizadas de maneira para qualquer pessoa que se interesse. Modelos simples de cartas ensinam como reclamar direitos junto às próprias administradoras do plano. Se o resultado não for o esperado, há os modelos para entrar com pedidos nos órgãos de defesa do consumidor ou no Juizado Especial Cível. Basta o leitor preencher os dados pessoais e do plano para ter nas mãos um modelo de petição coerente e adaptado às leis mais atuais. O Guia está dividido nos capítulos Direito à Saúde, que fala sobre a saúde pública, Planos de Saúde e Operadoras, com as opções do mercado, Guia de A a Z, com as respostas para as principais dificuldades dos consumidores, Como e Onde Reclamar, que traz informações e modelos de cartas, O Poder Judiciário e os Planos de Saúde, sobre como o judiciário tem atuado e interpretado as questões, Legislação Aplicável, contendo as mais atualizadas normas, e um prático Índice Remissivo. Se esse setor representa um dos mais problemáticos entre clientes e prestadores de serviços, o Novo Guia de Planos de Saúde é um aliado para fazer valer direitos num relacionamento sempre desigual, em que o usuário se sente sozinho frente às grandes organizações. Obra de consulta indispensável para todos os consumidores conscientes e que sabem ser a saúde o bem mais importante.