Embora os estudos sobre a semântica do português brasileiro tenham avançado muito nos últimos anos, trata-se de uma área ainda muito pouco explorada no âmbito do ensino de língua portuguesa. Este livro demonstra como os conhecimentos mais atuais sobre a semântica da língua portuguesa podem ser traduzidos para o ensino de gramática na escola. O livro conta com a experiência acumulada de vários linguistas cujo percurso acadêmico consideramos bastante profícuo em direção à descrição e análise linguística em geral e, em particular, à descrição e análise semântica dos aspectos gramaticais do português brasileiro, como Ana Müller (USP), Ana Paula Quadros Gomes (UFRJ), Carolina Tomasi (USP), Fernanda Rosa (UFMG), Lara Frutos (Unioeste), Lidia Lima da Silva (UNILAB), Lucas Takeo Shimoda (USP), Luiz Fernando Ferreira (USP), Luciana Sanchez Mendes (UFF), Marcela Martins de Freitas Guedes (USP/SEDUC-SP), Nize Paraguassu Martins (UESPI), Rivanildo da Silva Borges (IFPI) e Roberlei Bertucci [...]