Este livro trata da evolução do ensino religioso nas escolas oficiais do Estado do Rio Grande do Sul, de 1770 a 1998, situando-o sempre no contexto mais amplo do Brasil. Tem como foco a caracterização da instrução religiosa nas instituições governamentais, discernindo as variações que o acompanharam. As legislações civil e eclesiástica e os agentes promotores da disciplina escolar aqui em questão foram os aspectos definidores para este trabalho. Como o ensino religioso faz parte da educação em sua totalidade e que ambos estão condicionados pelo contexto sócio-econômico-político, a descrição do autor, centrada no assunto deste livro, também abrange esta contextualização. O desenvolvimento da temática se orientou pela pergunta-chave - Qual tem sido e qual é, na prática escolar, a identidade do ensino religioso? A exposição segue a ordem do tempo e se divide em três partes, correspondentes às três grandes situações políticas do país; Colônia, Império e República. A evolução do contexto político e a variação das características do ensino religioso definiram a subdivisão em períodos e momentos distintos durante o Império e a República. Os dados mais significativos do conteúdo estão dispostos cronologicamente em quadros sinópticos, que constituem o fulcro documental e de posicionamentos, a marcar o caminho evolutivo do ensino religioso no Brasil e particularmente no Rio Grande do Sul. A trajetória detalhada neste trabalho, pode ajudar a situar e a compreender melhor o ensino religioso segundo a legislação atual.