No decorrer dos tempos, o sistema escolar vem submetendo as crianças a uma inércia inexplicável, em relação à sua natureza. O aluno só aprende sentado e sem fazer barulho? Na verdade, corpo e mente devem ser entendidos como componentes que integram um único organismo. Por isso, ao ingressar na escola, a criança vem inteira. Meninos e meninas em idade escolar têm necessidade e capacidade de se moverem; o movimento faz parte de sua própria condição de seres vivos. E este movimento não é único nem muito menos estável, evoluirá ao longo do crescimento e desenvolvimento biológico e cultural de cada ser humano. Este livro foi construído pautado na importância do brincar na formação dos nossos alunos e o que estas experiências podem representar para o seu desenvolvimento. Além disso, serve como instrumento que ajudará os educadores em geral, propondo uma variedade de atividades lúdicas e criativas. Esperamos que os professores possam aproveitar o máximo possível as informações contidas neste trabalho, pois procuramos, a partir de uma gama de atividades lúdicas, apresentar um enfoque interdisciplinar e transversal, atribuindo valores essenciais para que tenhamos seres humanos mais solidários, conscientes, justos, fraternos e, acima de tudo, mais felizes e realizados.