Objetivando cobrir uma lacuna na literatura acadêmica e de negócios, o livro Cultura Empreendedora, apresenta um método para identificar uma hierarquia de valores centrais para seleção de empreendedores e/ou escolha de sócios e colaboradores em organizações. O método visa fornecer subsídios para a tomada de decisão gerencial, que busque privilegiar o alinhamento cultural entre os valores organizacionais e os valores pessoais. Os professores e pesquisadores da PUC-Rio, Patricia Tomei, Giuseppe Russo e Carla Bottino, se uniram para escrever o livro "Cultura Empreendedora - Guia Prático para Seleção de Empreendedores", Editora Office Book, 350 páginas, a ser lançado no dia 18 de novembro no Rio de Janeiro, durante a Semana Global de Empreendedorismo. Para os autores, cada vez mais, o empreendedorismo tem sido apontado como uma estratégia de crescimento econômico, alternativa na geração de auto-emprego e diferencial competitivo para as pessoas, organizações e países. "A atividade empreendedora depende da sinergia entre os valores do empreendedor e as características das oportunidades que ele descobre e explora, seja montando seu próprio negócio ou empreendendo sua carreira e/ou seus projetos nas empresas de terceiros", dizem os autores na introdução do livro. Eles acreditam que o empreendedorismo cresça de forma sistêmica e precisa refletir os valores do empreendedor, integrando a sua cultura às práticas cotidianas. Para eles o alinhamento cultural entre os valores organizacionais e os valores pessoais é fundamental como diferencial competitivo. Mas, como fazer para se encontrar e ter essas pessoas continua sendo um grande desafio para as organizações. "Nossas observações nos mostram que a existência de uma identificação ou convergência de valores entre as organizações e seus empreendedores (ou colaboradores), pode aumentar o comprometimento, reduzir as taxas de rotatividade de pessoal e melhorar o desempenho organizacional." Mas, apesar da importância dos fatores culturais no empreendedorismo ser abordada em diversos estudos, pesquisas e modelos de seleção de empreendedores embasados em variáveis culturais são escassos. "Para alcançarmos este objetivo, partimos da premissa de que os valores é que definem as práticas, as ações e os comportamentos, e portanto, o SER deve preceder o TER", complementam os autores.