O livro tem o objetivo de prevenir o vazio existencial em ambiente escolar, tendo por base a Logoterapia e a Análise Existencial de Viktor Frankl. O autor se preocupa fundamentalmente com a formação de valores e a questão da busca de significado e sentido na vida, que, na sua visão, se constitui como um direito humano fundamental. Sendo assim, entende que a escola deveria incluir e trabalhar temáticas existenciais para a formação do espírito humano entre os ensinamentos transmitidos aos seus alunos. A primeira parte, mais teórica, trata dos fundamentos da chamada "logo-educação", tendo como base os princípios do existencialismo de Viktor Frankl, e propõe uma "logo-pedagogia" que eduque não só o intelecto, mas também o espírito humano. A segunda apresenta propostas de atividades e dinâmicas para serem utilizadas junto aos adolescentes, partindo da leitura e interpretação de textos curtos, como fábulas, parábolas e poemas, que fazem a transposição da linguagem filosófica da logoterapia para exemplos mais concretos e acessíveis, possibilitando a reflexão sobre o sentido da vida e do sofrimento humano. Espera-se, assim, levar a questionamentos e tomadas de posição diante dos dilemas da vida. A metodologia utilizada é baseada no diálogo socrático, sem estabelecer respostas certas ou mais adequadas às questões, mas permitindo que os envolvidos possam se expressar livremente.