O livro SURDEZ, EDUCAÇÃO BILÍNGUE E LIBRAS: PERSPECTIVAS ATUAIS tem como objetivo contribuir com pesquisadores e profissionais que atuam nessa área, considerando a necessidade de atualização e reflexão a respeito da educação de surdos. O presente volume pretende mostrar um panorama do acesso do surdo/deficiente auditivo desde a educação básica até à universidade, perpassando, também, por discussões relacionadas à educação bilíngue. Para tanto, o livro foi organizado em sete capítulos que abordam os seguintes temas: a educação básica e superior de surdos e deficientes auditivos no brasil; discursos sobre os surdos e a surdez; construção de espaço para a escrita de língua de sinais; desafios e papéis do intérprete de libras/português na subjetivação do surdo; a escola bilíngue para surdos; formação de professores para a educação de surdos; experiência pedagógica bilíngue em uma escola especial para surdos. Desejamos que este livro seja fonte de consulta para profissionais da educação e áreas afins, de maneira que possa auxiliar na reflexão tanto da prática de atuação com alunos surdos, como em análise de pesquisas.