Esta obra do tipo coletânea tem como preocupação analisar o ensino fundamental de nove anos a partir das diretrizes e orientações publicadas pelo MEC, pesquisas e de reflexões teóricas compostas por onze capítulos que circulam principalmente em torno do primeiro ciclo desta modalidade educacional, o qual tem como preocupação central o processo de alfabetização e letramento das crianças que estão nesta faixa etária. A obra traz para o debate uma preocupação que ultrapassa a operacionalização dos noves anos para o Ensino Fundamental, mas sim os aportes epistêmicos que subjazem a própria política. Cada capítulo apresenta propósitos distintos os quais analisam aspectos da própria política e de práticas que vem sendo operadas pelas escolas no âmbito do primeiro ciclo desta modalidade educacional. Os principais aspectos mais recorrentes nesse conjunto de trabalhos foram: análise de aspectos legais; análises sobre a infância, a transição entre a Educação Infantil e Ensino Fundamental; o processo de implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos e a análise da percepção de professores, pais e alunos. A partir desta breve apresentação de como se compõe esta coletânea que tem como foco central o Ensino Fundamental de nove anos no Brasil, convidamos você a transitar por esta obra que reúne consistentemente aspectos de extrema relevância para esta modalidade educacional pela ótica e disciplina de vários estudiosos da área.