Considerando que a Química é o campo da Ciência fundamentalmente ligado ao estudo da matéria e suas transformações e que este tema é fonte inesgotável de subsídios para o desenvolvimento de habilidades de observar, comparar, agrupar, coletar e interpretar dados, fazer suposições, planejar e realizar experimentos, justifica-se a abordagem de temas ligados a essa disciplina, já a partir de séries elementares. Como decorrência, justifica-se também fundamentar o futuro docente de 1ª a 4ª séries com conceitos básicos dessa área da Ciência, sem dissociá-los dos aspectos tecnológicos e sócio-econômicos. Para o desenvolvimento de um trabalho dessa natureza e levando em conta a limitação do número de aulas de Química em cursos de Habilitação para o Magistério e a especificidade desses cursos, o CECISP optou pela elaboração dos três seguintes módulos - 'Utilização dos materiais', 'Constituição da matéria' e 'Transformações da matéria - Aplicações', o que não exclui a possibilidade de, no futuro, ampliar-se o campo de opções com a elaboração de novos títulos. Visando conferir maior flexibilidade à utilização de cada módulo, recorreu-se a um recurso gráfico - itálico - para destacar os trechos que se referem ao ensino nas quatro primeiras séries. Com isto, o professor de Química poderá optar por um trabalho em conjunto com o professor de Didática, ficando a cargo deste os referidos trechos, ou, então, tomar a si tais atribuições. Nas páginas de abertura de cada módulo estão relacionadas as Idéias Gerais que nortearam o desenvolvimento dos textos e alguns comentários adicionais. É importante que, durante o trabalho com o Projeto, o professor e os alunos procurem sempre identificar os momentos em que cada uma das idéias propostas está sendo trabalhada.