Estamos na era digital. E o que vem depois dela? As transformações que ocorrem no campo científico e tecnológico são cada vez mais velozes: carros sem motoristas e utilização de chip em humanos são alguns exemplos dessa era. E o que tem sido feito no campo da educação? Quais possibilidades de utilização de tecnologias? Repensar novas configurações para escola de hoje é um compromisso de todos nós. Contribui com essa iniciativa o Grupo de Pesquisa em Educação a Distância (GPED), que concentra pesquisas em gestão, produção, linguagens em tecnologias, assim como, metodologias, currículo e avaliação e a relação entre tecnologia, sociedade e cultura, com foco nas discussões ligadas à revolução tecnológica. Difundir conhecimento, popularizar a ciência, construir um espaço para reflexão e compartilhamento de novos projetos e ideias, reconhecendo que a ciência está em toda parte e não se limita a um ou alguns campos de conhecimento é a intenção da obra por meio de linguagem acessível e de estudos na área educacional. Os autores trazem para conhecimento, experiências exitosas no âmbito metodológico, político e de gestão apoiados em tecnologias digitais no ensino. Ferramentas do Google mail para o ensino de termologia em Física; o smartphone no auxílio à prática docente; o HagáQuê e a história em quadrinhos para jovens e adultos; a formação inicial de professores na modalidade EaD e; as políticas públicas de educação para o Ensino Médio, em comunidades de difícil acesso na região amazônica, são os temas em ciência e tecnologia que você verá aqui.