Quando entrei em sala de aula das crianças, pela primeira vez, eu o fiz acompanhado de uma professora do Curso de Pedagogia e uma monitora de pesquisa em comunicação. A intenção era observar os alunos em sala de aula e encontrar critérios para essa avaliação. Após esse rito de observação, que se repetiria ao longo dos primeiros meses da pesquisa, reunimo-nos e atentamos também para outros aspectos que poderíamos chamar de contexto imediato: a disposição algo desordenada das cadeiras, a luminosidade da sala, a circunspeção da professora, a atenção dispersiva dos estudantes, a produção irrefreável de ruídos e, sobremaneira, o perceptível efeito de nossa presença ali. O Projeto Corpoética: Yoga nas escolas concorreu ao edital 028/2002: Inovação em Práticas Educacionais da FAPESB (Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia) e consistiu em uma pesquisa qualitativa que visava compreender os efeitos do yoga na melhoria do rendimento escolar e na qualidade de vida da escola e da universidade. Este livro expressa em imagens três anos de pesquisa, com oficinas e grupos de estudos, envolvendo uma teia de atores sociais da Educação Pública, desde professores, estudantes, gestores e técnicos. Reflete também sobre a aplicação prática de uma ética encarnada na ação corporal, nos movimentos, na respiração consciente e no gesto fraterno que o yoga nos possibilitou. Contemplar tais imagens, captadas pela câmara habilidosa e empática de Lara Micol, traz sensações do calor humano, de uma alegria vívida e de uma liberdade com disciplina que consistiu o aprendizado e a vida do grupo.