Este livro traz um conjunto de textos sobre Design e processos. Pretende atualizar pensamentos que conduzam ao processo criativo para uma abordagem lógica, valorizando as habilidades do designer. Sumário - Apresentação; O Design e seus Desdobramentos; Um Pouco de História; Considerações sobre Metodologias de Projeto em Design; Metodologia Projetual em Tempos de Complexidade; MD3E (Método de Desdobramento em 3 Etapas) - Conceito de Método Aberto de Projeto para Aplicação no Ensino do Design; Processo de Design com Abordagem de Design Thinking; Projeto E - Metodologia Projetual para Ambientes Dígito-Virtuais; Método de Avaliação para Interface de Aplicativo Computacional; GODE - Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Embalagem; Diseño Concurrente; Projetando o Inatingível - As Ferramentas da Linguagem Visual no Design de Moda; Modelo CDS Competitividade, Diferenciação e Sustentabilidade Aplicadas ao Design; Design, Estratégia e Marca - Proposição de um Método de Construção de Marcas Direcionado a Designers; Modelo de Diagnóstico para Checagem de Utilização do Design por MPES de Vestuário de Moda - Uma Ferramenta para Estudos de Casos.