O Pró-Ortografia é um instrumento de avaliação do desempenho ortográfico de escolares do segundo ao quinto anos do Ensino Fundamental, e é composto por: . Manual Introdutório para leitura do aplicador; . Manual de Aplicação, com a descrição dos procedimentos gerais de aplicação e as instruções específicas para cada Prova; . 39 Cartelas de Figuras para a aplicação da Prova 5. Ditado com Figuras (DF); . 5 Cartelas de Figuras para a aplicação da Prova 6. Escrita Temática Induzida por Figura (ETIF); . 4 Cadernos de Repostas para uso do escolar; . 4 Cadernos de Correção, para as quantificações e classificações dos tipos de erros, sendo ambos para uso exclusivo do aplicador. . CD com os arquivos de impressão do Caderno de Respostas e do Caderno de Correção. O Pró-Ortografia é formado por dez provas: seis provas formando a versão coletiva e mais quatro formando a versão individual. A disposição das provas, desde a primeira até a última, apresenta ordem crescente de exigência cognitiva para as atividades de notação. O Pró-Ortografia traz uma novidade na forma de classificação dos erros ortográficos: a classificação baseada na Semiologia dos Erros. Considera dois tipos originais de ortografia e, portanto, pode ser dividida em duas classes gerais de erros, os de Ortografia Natural e os de Ortografia Arbitrária, proporcionando um caráter não só descritivo dos erros ortográficos, mas aliando o caráter evolutivo a eles, à medida que considera a ordem de aquisição ortográfica em sua natureza. Isto permite a compreensão de cada tipo de erro e os fatores cognitivo-linguísticos implicados. Pode ser aplicado por professores e coordenadores pedagógicos em contexto educacional e ambiente de coletividade, e por fonoaudiólogos em contexto clínico.