A comunicação é ainda percebida pela grande maioria dos gestores não como um investimento, mas como um custo. Pesquisas têm demonstrado que investimentos em comunicação têm trazido alto retorno para as organizações. Daí o objetivo deste livro, o de discutir as características das organizações inseridas na sociedade da informação e do conhecimento e demonstrar a importância de uma visão integrada da comunicação apoiada na incessante oferta de meios e tecnologia de informação e da comunicação. A obra está organizada em quatro capítulos. O Capítulo 1 - contextualização do ambiente de negócios e empresarial ¿ trata da evolução da comunicação e discute o papel da informação e do conhecimento no processo de comunicação. O Capítulo 2 apresenta os aspectos conceituais básicos da comunicação, enquanto o 3 aborda a comunicação organizacional em uma visão integrada, visando à definição e à consolidação da imagem e da marca apoiadas em políticas claras de responsabilidade social e ecológica. Por fim, o Capítulo 4 apresenta os principais meios e tecnologias da informação e da comunicação que podem dar suporte à transmissão das mensagens. O livro oferece também uma série de exercícios de aprendizagem que poderão dar suporte ao professor em sala de aula. Obra destinada a empresários, executivos, gerentes, consultores e demais profissionais interessados no relacionamento humano nas organizações e nas novas tecnologias da informação e da comunicação. Leitura obrigatória nas disciplinas de Comunicação nos cursos de graduação e de pós-graduação em Administração e leitura complementar nos cursos de Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento.