"Se o tema da educação é recente entre nós, ainda mais escassas são as pesquisas sobre a educação que inclui a todos. Esta obra da profa. Rose Reis contribui fortemente para essa discussão sobretudo porque parte de uma questão prática e cotidiana: ela se depara com uma situação em que uma criança tem os óculos quebrados pelos colegas... A cena é complexa e demonstra que, se a educação não é inclusiva, ela permitirá que fatos como esse ocorram remetendo ao fenômeno que hoje chamamos de Bullying... Torna-se complexa a atuação do professor que precisa conhecer mais do que uma teoria de alunos homogêneos e ideais. Amplia-se o espectro de ação da gestão pedagógica que se complexifica quando a educação é diversificada e assume o compromisso da diversidade na educação. A autora demonstra toda a fundamentação teórica para uma ação inclusiva do professor, bem como evidencia instrumentos necessários a essa atuação. Por tudo isso, recomendo a leitura e a utilização desta obra como referência àqueles que pretendem fazer diferença em suas práticas educativas." Márcia Lopes Reis