No mercado atual as empresas necessitam se manter competitivas frente aos seus concorrentes diretos ou potenciais. Esta competitividade se baseia em dois princípios: reduzir custo e proporcionar um diferencial. As reduções de custo provem da eliminação de atividades que não agregam valor ao cliente e o diferencial é sustentado por um melhor atendimento. Assim, a gestão de materiais promove um equilíbrio que contribui para a sustentabilidade organizacional. Os capítulos foram escritos respeitando o fluxo das principais atividades da Administração de Materiais como: Cadeia de Suprimentos, Estratégia, Previsão de Demanda, Compras, Cadastro, Previsão, Avaliação Financeira de Estoques, Gestão de Estoques, Almoxarifado, Recebimento, Armazenagem e Distribuição. Na confecção do livro foram abordados dois aspectos: Didático e Prático. A parte didática é externada em todos os capítulos e no projeto da obra e foi o resultado da larga experiência dos autores em sala de aula e treinamentos empresariais. O aspecto prático foi desenvolvido a partir das soluções de problemas empresariais encontrados nas consultorias executadas pelos autores. Este livro pode ser aplicado das seguintes maneiras: livro texto das disciplinas: Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, Logística de Suprimentos e Administração de Materiais; leitura Complementar das disciplinas Administração da Produção, Logística, Planejamento e Controle da Produção; leitura recomendada para profissionais das áreas de Administração, Engenharia, Consultoria e Treinamento.