Esta publicação reúne onze estudos realizados entre os anos de 2008 e 2012, no âmbito do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada NELA da Universidade Federal de Santa Catarina, núcleo vinculado ao Programa de Pós-graduação em Linguística GLg e ao Departamento de Língua e Literaturas Vernáculas DLLV do Centro de Comunicação e Expressão dessa mesma universidade. Trata se de pesquisas com foco na modalidade escrita da língua materna nos processos de escolarização, quer se trate da educação básica, quer se trate do ensino superior, e que têm tido lugar no âmbito de dois projetos de pesquisa por nós coordenados: ‘Ensino e aprendizagem de língua materna: a escrita na escola pública’ e ‘Escrita, alfabetismo, cultura e escolarização’. As ações de pesquisa deste grupo, relacionadas a ambos os projetos, têm como objeto ‘problemas linguísticos socialmente relevantes’ em desdobramentos distintos, enfoque caro aos estudos da Linguística Aplicada contemporânea.Este segundo volume da Coleção Linguística reúne onze estudos divididos em quatro partes. A primeira tematiza os estudos do letramento. A segunda parte, trata do alfabetismo no universo adulto. A terceira focaliza a alfabetização sob o ponto de vista de escolas/professores e alunos e se constitui de dois capítulos. A última parte contém quatro capítulos e aborda a leitura na universidade e na escola.