O livro, com textos de diversas autoras, refere-se aos temas da profissão docente, da formação de professores, das instituições escolares e da política educacional, a partir da visão histórica da educação brasileira. Apresenta resultados do grupo de pesquisa coordenado pela Prof. Dra. Liéte Oliveira Accácio, no âmbito do projeto "A Profissão Docente: as políticas, a formação e as instituições no norte e noroeste fluminense". Reúne, também, estudos históricos de tradicional instituição oficial de formação docente da cidade do Rio de Janeiro, polo de implantação e difusão de diversas políticas do mundo da educação, e texto referente à instituição particular dessa cidade. Os artigos valem-se de fontes primárias, em reflexão histórica baseada em pesquisas bibliográficas e análise documental das diretrizes dos poderes constituídos, nas esferas federal e estadual do Rio de Janeiro. Comentam as políticas oficiais que transparecem na documentação obtida no acervo das próprias instituições pesquisadas, assim como em jornais e revistas locais e institucionais. Na coleta de dados realizada por meio de pesquisa de campo, utilização de entrevistas, observações e trabalho com histórias de vida articulam-se teoria e prática, fundamentação e experiência e observam-se defesas da profissão docente, percebida com os valores do passado, em contraste com o contexto da atualidade de descrédito e desconstrução. Assim, os estudos procederam a análise, em perspectiva histórica, das diretrizes de políticas públicas envolvidas na gênese, criação e desenvolvimento de instituições escolares formadoras do professor de educação infantil e do ensino fundamental, localizadas no Rio e no norte e noroeste fluminense, em diferentes momentos históricos.