Ciência(s) da Educação examina algumas questões que atormentam os professores: a Pedagogia, ou Educação, pode produzir conhecimentos confiáveis? Os autores partem de uma situação bastante comum: muitas pessoas consideram a Educação uma tagarelice infindável. Outros tantos, no geral os "práticos", consideram que a teoria na prática é outra. A partir destas afirmações comuns, os autores mostram que o conhecimento confiável em qualquer área é constituído por meio de argumentações realizadas nos grupos sociais dedicados ao esclarecimento de um tema, de um objeto. A ciência ou as ciências da educação - a duplicidade de nomenclatura é examinada na obra - pode-se encontrar alguma consistência se e quando houver um acordo sobre a definição do objeto. Como o objeto é estabelecido por alguma teoria, e como as ciências que tratam da educação são muitas e constituídas por teorias próprias, então, apenas quando houver um acordo interdisciplinar será factível a constituição de uma ciência da educação. É uma obra inovadora na área por examinar a produção do conhecimento confiável, ou científico, da perspectiva do processo dialogal próprio das ciências, sem considerar que exista algum tema que não possa ser apreendido de maneira rigorosa. Os autores apresentam seus argumentos utilizando-se de teorias pedagógicas, sempre mostrando como é factível aperfeiçoá-las, indicando um caminho promissor para o desenvolvimento rigoroso da Educação.