Este livro trata a respeito da formação em pedagogia por meio de uma escrita ‘autobiográfica’. Traz as adversidades encontradas ao longo da formação, bem como as vivências e aprendizagens na participação em um grupo de pesquisa multidisciplinar e interinstitucional. Com pensamentos e reflexões sobre o currículo, em especial sobre questões que envolvem o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais e as Dificuldades de Aprendizagem, objetiva estimular um novo olhar acerca da formação e atuação profissional docente. Reafirma a necessidade de movimentação, com diferentes desvios, diálogos, mudanças, encontros e experiências. Ao longo da sua trajetória, a autora se depara com autoquestionamentos sobre as certezas pedagógicas, as ideias pré-concebidas, e as demais instâncias que envolvem o espaço educacional. A partir de inquietações, a escrita se desenvolve com o intuito de compartilhar com os leitores, em especial, profissionais da educação, questões relacionadas aos saberes e desafios docentes, bem como acerca da constante busca por diferentes caminhos em meio às singularidades.