Nas últimas décadas, os professores de Português têm trabalhado ativamente para obter o máximo de seus alunos nas redações, com vistas aos exames vestibulares. Muitos são os manuais a respeito, mas pouco resultado tem sido efetivamente alcançado, uma vez que ano a ano os estudantes exibem maiores e novas dificuldades para expressar suas ideias de forma coesa e coerente, em textos bem formados. Este livro não pretende ser mais um manual, mas um suporte para os professores, apresentando-lhes a Linguística Textual aliada à Filosofia da Educação, auxiliando o desenvolvimento do aluno na produção de textos bem-estruturados, criativos e lógicos. Através do ensino dos fatores de contextualização, da coesão e da coerência, e do exercício do raciocínio por meio das “operações de pensamento” e do estudo da filosofia, objetiva-se levar o estudante a aprender a pensar e a se expressar com lógica, interpretando adequadamente os temas propostos e articulando-se de forma crítica e questionadora, com objetividade e clareza. Parafraseando Roland Barthes, se o professor não puder formar escritores, que ao menos obtenha bons produtores de texto.