As problematizações e reflexões apresentadas neste livro contribuem para pensarmos no respeito ao tempo de vida dos bebês no ‘aqui e agora’, com base naquilo que constitui as humanidades que já se fazem expressar em suas formas de ser, pensar, sentir, fazer e dizer, como também para que os reconheçamos como atores sociais, partícipes da vida cotidiana no seu acontecer na creche. Essas são palavras de Altino José Martins Filho, ao apresentar esta publicação, salientando a importância dos textos aqui reunidos. A educação dos zero aos três anos é de grande complexidade. As creches públicas continuam escassas e desatendidas pelas políticas educacionais. Poucos ainda são os professores especializados no trabalho com bebês. A intenção de contribuir com o aprimoramento da docência nas creches, numa concepção pedagógica de entrelaçamento do cuidar e do educar, é o eixo norteador de todos os capítulos deste livro. Buscando a consolidação da creche como um espaço educacional de suma importância em nosso tempo e no qual os bebês possam viver intensamente a infância, os autores trazem fundamentos teóricos e relatos de experiências, com descrições ricas e detalhadas, de práticas educativas que levem em conta o respeito ao tempo de vida dos bebês, protagonistas, desde que nascem de seu próprio desenvolvimento, aprendizagem e socialização.