Analisar um filme é prática comum a qualquer espectador. Esse livro oferece elementos de reflexão geral (história das formas cinematográficas, instrumentos da narratologia, problemas de interpretação) e algumas análises na prática, de um único plano ao filme todo, de seqüências a propagandasAnalisar um filme é prática comum a qualquer espectador. Todos nós gostamos de discutir desde atuação, cenário, tratamento dado ao tema etc. até questões tais como mensagem, recursos técnicos ou fotografia, entre outras. Não há, evidentemente, receita para se compor uma boa análise ou critérios rígidos que devam ser seguidos. Ao contrário, qualquer análise (ou interpretação) tem uma finalidade – seja publicá-la no jornal, seja expressar uma opinião pessoal, seja apresentar um trabalho universitário – e tem por base uma visão sócio-histórica do enredo e do tema apresentados. Assim sendo, esse livro oferece elementos de reflexão geral (história das formas cinematográficas, instrumentos da narratologia, problemas de interpretação) e algumas análises na prática, de um único plano ao filme todo, de sequências e propagandas.