O livro Educação Integral: concepções e práticas a luz dos condicionantes singulares e universais se apresenta como uma rica produção dos pesquisadores da UNICAMP, UNIR e UFOPA e que, sem dúvidas, poderemos ler com gosto. Entendemos que a produção de um livro dedicado à Educação Integral, analisada desde seus condicionantes, é mais do que oportuna pelo significado que adquiriu, na academia, a pesquisa da trajetória das políticas educacionais brasileiras nas últimas três décadas e de como elas ecoam no caso específico de Santarém, no Estado do Pará. Instigante também do ponto de vista de estabelecer as relações e vínculos implícitos destas políticas educacionais num conjunto mais complexo das políticas curriculares, das políticas de avaliação, das políticas de financiamento e fundamentalmente das políticas de organização e (re)configuração do sistema educacional brasileiro. O encontro de pessoas que pesquisam e que se preocupam e ocupam em pensar a educação brasileira como um objeto de investigação está mostrado neste livro cuja materialidade expressa que é possível ver o resultado das políticas públicas desde sua formulação, implementação, avaliação e finalização. Este livro mostra que é possível ver e acreditar na trajetória da política pública, nas conquistas educacionais e sociais e defendê-las, na democracia: em vivê-la e defendê-la.