"O estudo objetivou investigar como são desenvolvidas as práticas e os processos de mediação pedagógica em contextos formativos na modalidade EaD. Preocupou-se, principalmente, com questões como: Qual a concepção de qualidade de educação na modalidade EaD? Que formação receberam os formadores para atuar como mediadores da aprendizagem na EaD? Quais os saberes docentes que mobilizam? Que mediações são acionadas nos processos requeridos pela EaD? Ao considerar os estudantes como peças-chave no processo de mediação, procurando perceber seus contextos, histórias e culturas, Suzana defende que é destes lugares que eles produzirão suas aprendizagens. De suas visões de mundo partirão as significações para a experiência formativa que estão a viver, incluindo suas intervenções futuras. Por este motivo crê que as propostas devem ser flexíveis, mediadas pelas culturas capazes de dialogar com a realidade dos aprendizes. Para tal a formação de professores para atuar na EaD e o investimento na preparação e acompanhamento dos tutores é fundamental. Representa para os alunos, muitas vezes, o diferencial de continuidade ou não no curso, pois a relação que estabelecem com os tutores é determinante para a credibilidade na formação que realizam".