O livro, de leitura agradável e objetiva, aborda vários aspectos do problema do trânsito no Brasil, mas seu objetivo é apresentar propostas para que o educador possa motivar o aluno e conquistar o seu interesse pelo assunto, abrindo caminhos para que ele se torne um cidadão consciente e ético. O autor apresenta situações práticas da educação de trânsito e, o mais importante, mostra como fazer essa educação dentro e fora das escolas. Este estudo foi desenvolvido para ser conduzido e introduzido em qualquer cidade brasileira, tendo como objetivos analisar e reelaborar estudos de educação de trânsito, centrados em campanhas educativas e leis de trânsito, especialmente cuidados, crimes e penas do novo Código de Trânsito Brasileiro, adaptando-os à realidade das crianças e dos jovens que estudam nas escolas dessas cidades. Uma das contribuições mais relevantes deste livro é a proposta que o autor faz de se trabalhar a questão do trânsito junto com outras disciplinas, de acordo com o que foi estabelecido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, na perspectiva dos Temas Transversais.