Este livro tem como tema de estudo a Responsabilidade Social Empresarial e as Relações de Consumo. Trata-se de um tema relativamente novo, pouco debatido no meio acadêmico. Muito se fala de Responsabilidade Social, no entanto, pouco se fala desta responsabilidade na sociedade de consumo. Uma sociedade de massa, que está habituada a comprar por impulso, sem pensar nos seus gastos, e a empresa utilizando-se desta ferramenta impõe ao consumidor um modelo de vida que o torna dependente do consumo. Será que, agindo desta forma o empresário está levando em consideração todas as ponderações elencadas na ISO2600? Qual o real papel da empresa na sociedade atual? Para responder a estas e outras questões é que este livro foi escrito. Abarcamos no primeiro capítulo o papel do Estado e do Direito como regulador da Atividade Econômica, pois este também tem sua parcela de responsabilidade frente aos consumidores. Após desenvolvemos de forma breve os princípios do direito empresarial, pois estes são os pilares da atividade negocial, e que deve ser levado em conta quando do desenvolvimento da atividade econômica. Após, no terceiro capítulo falamos da ética empresarial, da importância dela para o mundo dos negócios, bem como para a própria relação de consumo. E por fim, adentramos na responsabilidade social, propriamente dita e qual a sua importância frente o desenvolvimento nacional. Lembrando que o desenvolvimento nacional é um dos objetivos a ser perseguido pela República Federativa do Brasil, e que antes ser responsabilidade apenas do Estado é também de todas as pessoas que estão sob a égide da Constituição Brasileira.