A obra é uma produção acadêmica do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e do Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão (GPEG). Aglutina trabalhos de pesquisa com o propósito de compreender o cenário complexo que desafia a qualidade do ensino superior nas últimas décadas. É um convite a uma leitura comprometida com a qualidade da educação, com a profissionalização da gestão e com a superação de paradigmas tradicionais que ainda limitam as múltiplas e complexas questões educacionais a rotinas e processos burocráticos ultrapassados e aprisionados em sua própria área. Defende-se uma gestão profissionalizada das instituições de ensino, sendo a avaliação uma estratégia para monitorar o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, a infraestrutura e vários outros aspectos relacionados à sustentabilidade da instituição. A gestão da qualidade da educação é encarada pelos autores como um verdadeiro desafio às instituições de ensino e ao MEC diante de um cenário extremamente competitivo e mercadológico o que exige, cada vez mais, a profissionalização da gestão e daqueles que se dedicam ao trabalho educacional. Afinal, ao buscar um curso superior os jovens vislumbram a realização de sonhos e a esperança de conquistar uma formação mais competente e atualizada que os amparem no exercício de uma profissão e de uma carreira promissora.