No final do século XX e neste início de século XXI, muito tem-se discutido, na Academia e fora dela, sobre a relação Família-Escola. Neste livro, as autoras, professoras da Educação Infantil da rede municipal de Curitiba, a partir de pesquisa para o TCC em Pedagogia, abordam tal tema de forma diferenciada, coletando os dados no "chão da Escola" e discutindo a questão da indisciplina - polêmica que afeta a maioria das Escolas - atrelada ao conceito de limites - o qual se integra na lista de preocupações da maioria das Famílias. No contexto da globalização, a família está "perdida" em meio à turbulência de acontecimentos econômicos, sociais e políticos e acaba "terceirizando" a educação de seus filhos à Escola, sem se preocupar com os resultados - ou ter tempo para entendê-los - e com as conseqüências acarretadas por tal atitude. Além disso, continua em casa simplesmente servindo-os, deixando-os fazer o que tiverem vontade, não cobrando responsabilidades e não se atentando ao fato de que essas crianças freqüentarão uma sociedade que possui regras e normas. A leitura dessa obra fará com que pais e professores reflitam sobre uma possibilidade de contribuição da família na formação de limites nas crianças, a fim de vislumbrar novos questionamentos em direção às causas da indisciplina na Escola e suas implicações no ato pedagógico.