A Escrituras Editora lança mais um volume da coleção Ensaios Transversais. O nº 23 da coleção tem como temas palavra/ação, realidade/percepção, matemática/informação, narrativas/ensino e conhecimento tácito. Neste volume são reunidos duas dezenas de ensaios referentes às relações entre a palavra e a ação na construção do conhecimento. As diversas temáticas entrelaçam-se multiplamente, constituindo um tecido conceitual atual e abrangente no território intermediário entre a epistemologia e a didática. O ponto de partida - e mote fundamental - é a própria fecundidade da palavra ação, semente da articulação entre a efetividade do fazer e a consciência das motivações que somente o exercício da linguagem propicia. Todos os ensaios foram apresentados oralmente nos Seminários Abertos de Pós-Graduação, realizados na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo desde 1998. O Grupo de Estudos de Epistemologia e Didática reúne interessados nas temáticas Ensino de Ciências e Matemática e Linguagem e Educação, promovendo semanalmente um seminário com o sentido mais radical do termo. Cada um dos ensaios apresentados tem vida própria e autoria bem definida. A exposição oral nos seminários, no entanto, provoca uma fecundação cruzada, uma mútua alimentação entre cada par de participantes, resultando daí uma contribuição real de todos os membros do grupo, com a imensa diversidade de suas idéias e de seus interesses, para que a expressão final ganhe forma.