Este é um livro que envolve juventude, consumo, novas tecnologias em comunicação e mídia (...). trata-se do resultado de alguns anos de pesquisas dedicadas a temas que, depois de um longo ostracismo, começam a ganhar cada vez mais espaço nas ciências sociais: consumo e juventude. Este livro enfoca questões vinculadas à juventude, ao consumo, às novas tecnologias, ao luxo e à comunicação. Aprofunda-se nesses fenômenos e suas formas de realização social na cultura brasileira e na experiência de juventude, como modo de ampliar as perspectivas para uma reflexão consistente sobre o imaginário contemporâneo. Everardo Rocha e Cláudia Pereira apresentam o resultado de alguns anos de pesquisas dedicados a temas que, depois de um longo ostracismo, começam a ganhar cada vez mais espaço nas ciências sociais: consumo e juventude. O objetivo dos autores é articular os dois temas, mostrando que a interação entre a dinâmica de um e a intensidade do outro pode suscitar discussões profícuas a respeito dos significados e usos da cultura material na modernidade tardia. Dividido em quatro capítulos, Juventude e Consumo analisa a adolescência em seus aspectos culturais, como um fenômeno social, discutindo suas articulações com as novas formas de comunicação e com os usos que os jovens fazem dos bens de consumo através dos quais essa comunicação se estabelece, ou seja, aquilo que podemos chamar de gadgets O que o leitor encontra aqui é um estudo criativo, articulando consumo, tecnologias, gadgets e seus usos. Estudo que se junta aos esforços de desnaturalização - ou, como dizem os autores, desbiologização - da categoria de jovem, buscando, ao mesmo tempo, entender o papel da mídia e das tecnologias no processo de "juvenilização" da cultura. Turner e McLuhan, Mary Douglas e Bourdieu, Van Gennep e Ariès, tanto quanto noções como liminaridade, ritos de passagem, mediações - a nata de autores e conceitos da Antropologia clássica -, são aqui requisitados, em diálogo com outras perspectivas, para refletirmos sobre bens tais como celulares e iPods (...)Simone Pereira de Sá Professora no Departamento de Estudos Culturais e Mídia e no Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF.