A qualificação e a formação continuada dos professores são aspectos essenciais para a valorização do profissional docente, tema que provoca debates sobre as polìticas e práticas em educação. Nesta obra, um renomado grupo de pesquisadores, de variadas áreas do conhecimento, traça um panorama da formação de professores no Brasil e evidencia os desafios que nosso paìs precisa enfrentar, principalmente quanto às demandas reais e urgentes em relação à formação inicial de professores, ao processo de formação continuada e de avaliação de desempenho. Os autores discutem polìticas públicas de formação e do trabalho docente, projetos educacionais e programas de formação de professores na educação infantil, nos ensinos fundamental, médio e superior e também na educação para jovens e adultos (EJA), sempre analisados no contexto dos desafios que a sociedade atual nos coloca: uma formação capaz de dar conta das exigências em relação às mudanças polìticas e sociais, às inovações no processo de ensino e aprendizagem provocadas pela revolução tecnológica e às demandas quanto à saúde do profissional docente. Suas propostas são voltadas à qualidade na formação do professor, buscando sua saúde, bem-estar e desenvolvimento, em um convite à reflexão sobre os desafios de ser professor no século XXI.