Nestes últimos 15 anos surgiram muitas propostas inovadoras para a Educação Física Escolar no Brasil. Todas apresentam-se muito bem fundamentadas nas teorias das chamadas Ciências Humanas e Sociais, porém há indicadores de que os profissionais que atuam no cotidiano escolar ainda encontram muitas dificuldades para utilizá-las e assim conseguirem realmente transformar e redimensionar sua prática pedagógica. Por isso torna-se relevante, no atual estágio de desenvolvimento da Educação Física brasileira, dialogar com propostas didático-pedagógicas originárias de um outro país, como a Alemanha, que possui uma longa tradição e, certamente, um nível mais elevado no desenvolvimento científico e pedagógico para a Educação Física. Dessa forma espera-se, com esta obra, contribuir com o atual estágio de desenvolvimento da Educação Física Escolar brasileira, e em especial estimular novas discussões críticas para o seu avanço. As contribuições dos autores e autoras alemães representam uma determinada orientação pedagógica seguida na Alemanha e que corresponde também à posição assumida pela Revista Sportpädagogik (Pedagogia do Esporte) daquele país.